Pesquisas aplicadas em Permanência de Cotistas e Etnomatemática são selecionadas em Edital de Equidade Racial na Educação Básica do CEERT
Publicado: 23/10/2020 - 19:51
Última modificação: 18/11/2020 - 18:51
Foi um período intenso de divulgação que resultou nas inscrições de pesquisadores das cinco regiões do país. Ao todo, foram inscritos 863 estudos. Na categoria pesquisa aplicada o número foi de 605 projetos de pesquisa, e destes 15 foram aprovados.
Dos selecionados, orgulhosamente, destacamos dois projetos da Universidade Federal de Uberlândia:
- Projeto "Construindo uma escola antirracista: ingresso e permanência de cotistas na educação básica", da Escola de Educação Básica (ESEBA/UFU), que conta com a coordenação da profa. Dra. Neli Edite dos Santos, que contam com a parceria do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/8UFU) e outro;
- Projeto "Etnomatemática, Modelagem Matemática e Formação de Professores: Possibilidades de Implementação da 10639/2003 no ensino de Matemática", do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP/UFU), que será coordenado pela profa. Dra. Cristiane Coppe de Oliveira, diretora da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (DIEPAFRO/UFU).
O Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) é a organização realizadora do fomento – uma iniciativa do Itaú Social em parceria com o Instituto Unibanco, a Fundação Tide Setubal e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A iniciativa vai ao encontro da aplicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), alterada pela Lei 10.639/03.
Em entrevista concedida para ABPN, Daniel Teixeira, diretor do CEERT, explicou que a lei inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "história e cultura afro-brasileira". Segundo ele, a contribuição africana e afro-brasileira para a constituição do país deveria ser valorizada como qualquer outra, mas as diretrizes para a implementação deste conteúdo não são seguidas na prática.
“Por isso o Edital Equidade Racial na Educação Básica é tão relevante. Nossa intenção é valorizar pesquisas e estudos que ocorrem na escola, apontando outra possibilidade de educação que possa ser igualitária e considerar as contribuições das matrizes africana e afro-brasileira. O edital vem com essa proposição, que é o objetivo do CEERT no seu Programa de Educação”, explicou.
Esse edital vem no sentido de trazer algumas possíveis respostas ou pistas sobre qual educação queremos. Quando a gente busca apoiar pesquisadores e quem está produzindo no chão da escola, olhamos para a prática junto à teoria. Há uma busca por insumos que contribuam para um projeto de educação igualitária, que vai além de todos terem uma vaga na escola. Além do assento físico, é preciso ter um lugar simbólico na escola do ponto de vista do conteúdo que é ensinado, tanto o currículo, quanto a formação dos educadores, elementos que o edital buscou valorizar.
Link para lista de selecionados do Edital: https://editalequidaderacial.ceert.org.br/
Fonte: https://www.abpn.org.br/post/edital-equidade-racial-na-educação-básica-1
Confira a seguir, a apresentação dos projetos pelas coordenadoras profas. Cristiane Coppe e Neli Edite dos Santos.