Novembro Negro
Publicado: 12/11/2020 - 11:00
Última modificação: 14/11/2020 - 11:54
A Programação oferece atividades como diálogos, mesas redondas e homenagens, referenciando a luta de Zumbi de Palmares pela liberdade e reafirmando a importância da Consciência Negra. As atividades desenvolvidas pela DIEPAFRO/NEAB tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre a importância e influencia do povo e da cultura africana no Brasil, assim como para analisar o impacto que eles tiveram no desenvolvimento da identidade cultural e brasileira.
O dia da Consciência Negra foi celebrado pela primeira vez em 1971, o conceito rememora o sentimento de aclamação e aceitação das origens africanas na formação do povo brasileiro. Chamamos Consciência negra a percepção da pessoa negra em relação às suas origens, no entendimento das raízes culturais e históricas dos seus antepassados.
Representa a identificação da causa e luta dos ancestrais africanos que desembarcaram no Brasil e trouxeram consigo toda a cultura, costumes e tradições do seu povo. É ter em mente que a escravidão foi abolida legalmente, mas que ainda há muita coisa a ser mudada no que diz respeito aos direitos da pessoa negra.
O conceito também traduz o sentimento de pertencimento do negro, não como apenas um instrumento da sociedade dominada pela classe branca, mas como um ser de valor e que faz parte da formação identitária do Brasil.
"30 pessoas negras para se pensar o 20 de novembro". É assim que começamos as nossas atividades para este mês tão importante para a luta do povo negro! Neste mês de novembro, diariamente daremos visibilidade à pessoas negras que atuam em nossa região, fazendo a diferença em seus campos de atuação, e que merecem o nosso reconhecimento. Desejamos a todos vocês mais um Novembro de muita resistência, luta e afeto, Axé!
Acompanhe toda a nossa programação pela rede social: https://www.instagram.com/neabufu/
Fonte: Portal Geledes