Abertura do Observatório de Assuntos Estudantis do NEAB (ObAÊ)

Órgão de escuta organizado pelo Coordenação de Assuntos Estudantis do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) que pretende realizar o levantamento dos pesquisadores, organizações, coletivos e grupos de estudos engajados na luta antirracista.
Publicado: 31/05/2021 - 18:00
Última modificação: 31/05/2021 - 19:58
Arte de divulgação do ObAÊ

Nesta terça-feira, 1º de junho, a Coordenação de Assuntos Estudantis do NEAB lança o Observatório de Assuntos Estudantis (ObaÊ), que se pretende um espaço para escuta, acolhimento e articulação negra estudantil dentro da universidade.

O racismo institucional ainda é a realidade que inviabiliza acesso ao ensino público e de qualidade no país. Além do baixo número de professores e estudantes negros, como revela a “V Pesquisa Nacional de Perfil dos Graduandos das IFES – 2018”, essas instituições não propiciam um ambiente acolhedor e igualitário aos alunos. Além das políticas públicas, principalmente, da Lei de Cotas para negros, de 2012, nenhum outro passo foi dado para sanar a discrepância entre alunos brancos e de outras etnias.

É nesse cenário que o ObAÊ se insere, buscando realizar o levantamento dos pesquisadores, organizações, coletivos e grupos de estudos, incluindo DA's, CA's, PET's e etc., que foquem na temática etnicorracial e/ou guardem algum compromisso com o debate racial e a luta antirracista na Universidade Federal de Uberlândia, e que além de conhecer e fortalecer as ações realizadas pela comunidade negra da universidade, garantir a oportunidade de participação de todas, todos e todes, num espaço autorganizado e igualitário, com possibilidade de construção de propostas colaborativas e mais inclusivas. Objetivando aproximar o corpo discente do NEAB e também da DIEPAFRO, colaborando para que as ações e suas atividades estejam compatíveis com a realidade do que é ser negro e negra estudande da UFU.

Visando iniciar as atividades do Observatório, foi criado um espaço aqui no site para possibilitar essa escuta durante a suspensão das atividades presenciais. Divulgamos o formulário de "Mapeamento da Comunidade Negra Estudantil da UFU", para organização do 1º Fórum de Escuta ObAÊ, então vá até o serviço "Assuntos Estudantis" e nos serviços relacionados acesse Observatório de Assuntos Estudantis do NEAB (ObAÊ) ou por meio do link abaixo, será direcionado diretamente para o formulário, clique e participe conosco: