Processo Seletivo Simplificado para Bolsista de Pesquisa da DIEPAFRO

A DIEPAFRO/UFU torna pública a abertura do Edital 1/2021 para seleção de bolsista de pesquisa para desenvolvimento de projeto voltado para renovação e revisão da Lei de Cotas (Lei nº12.711/2012).
por Portal DIEPAFRO
Publicado: 01/06/2021 - 08:55
Última modificação: 02/06/2021 - 15:30
Arte de divulgação do EDITAL DIEPAFRO Nº 1/2021

A Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (DIEPAFRO) é um órgão administrativo vinculado à Reitoria da UFU, conforme estabelece a Resolução 01/2020 do Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia. A DIEPAFRO participa da composição da estrutura das ações (políticas, programas, projetos, convênios, parcerias, cursos e atividades) em Educação para/das Relações Étnicorraciais e Ações Afirmativas para a população negra.

A DIEPAFRO foi criada no ano de 2020, a partir de diversos movimentos e ações de pesquisadores, docentes, técnicos e discentes da UFU, em diálogo com o movimento negro, a fim de contribuir para a discussão da temática étnicorracial em espaços internos e externos à instituição. Esses movimentos iniciam-se mais fortemente com a criação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia (NEAB-UFU), criado em 2006, que  tem como foco o ensino, a pesquisa e a extensão na área dos estudos afro-brasileiros e das ações afirmativas em favor das populações afro-descendentes, bem como na área dos estudos da História Africana e Cultura Afro Brasileira.

Das inscrições:

• As inscrições serão feitas, exclusivamente, pelo email secdipeafro@reito.ufu.br, no período de 01/06/2021 até 10/06/2021 às 23:45min;
  • Confira no Edital os documentos necessários, orientações para redação da carta de intenções e método de envio da documentação para validar sua inscrição.

A divulgação de Comunicados Oficiais, Informações e Resultados acerca deste edital será feita neste site, por meio da seção de Editais. Dúvidas adicionais poderão ser sanadas através do email da Secretária da DIEPAFRO: secdiepafro@reito.ufu.br.