AKOBEN - Antirracismo na Organização de Eventos
Publicado: 23/01/2023 - 11:55
Última modificação: 23/01/2023 - 12:01
A iniciativa AKOBEN – Antirracismo na Organização de Eventos mira a exclusão como expressão do racismo estrutural social brasileiro. O nome AKOBEN, do Adinkra, que inspira o símbolo do Coletivo Aqualtune Lab, tem evocadas as vogais para batizar a iniciativa do coletivo pelo Antirracismo na Organização de Eventos.
A demanda por espaço para pessoas negras expressarem suas vozes pressupõe que desvelar essa invisibilidade poderá ajudar na construção de uma verdadeira mudança antirracista.
Lançada em 20 de dezembro de 2022, um mês exato depois do Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, o Aqualtune Lab anunciou mais uma publicação em busca do seu propósito de racializar as discussões jurídicas sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação.
A cartilha que hoje é divulgada integra uma iniciativa de duas frentes para promover a participação de pessoas negras em eventos com o propósito indireto de gerar debate, desvelar a discriminação e, à luz do reconhecimento, fomentar mais diversidade, equidade e inclusão.
Este guia para a diversidade, equidade e inclusão apresenta várias dimensões do problema, sugere:
5 - Materiais Informativos;
34 - Iniciativas Inspiradoras;
69 - Lista pública de especialistas negras/es/os em direito, tecnologia e comunicação;
Modelo de Compromisso - Para instituições público e privado;
Guia Prático - Para fomentar a presenção de pessoas negras em eventos.
Essas quatro dicas podem ser facilmente aplicadas em todas as etapas da organização de qualquer evento. A cartilha ainda oferece instrumento para eventual mensuração sistemática, podendo se tornar uma métrica interessante para o compromisso antirracista de organizadores, participantes e patrocinadores: Abra, Banque, Cuide e Diversifique.
Para conhecer Mais sobre a iniciativa AKOBEN e baixar gratuitamente a cartilha acesse: https://aqualtunelab.com.br/cartilha/
Reprodução: Portal Aqualtune Lab