O Congado é cultura brasileira
Publicado: 03/10/2023 - 10:59
Última modificação: 03/10/2023 - 10:59
O episódio #95 do Ciência ao Pé do Ouvido — podcast de divulgação científica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) — tem como tema o Congado. Em Uberlândia, a manifestação cultural e religiosa teve início no século XIX, antes mesmo da fundação da cidade, ocorrida em 1888.
Para falar sobre esse bem imaterial do Patrimônio Cultural do município, foram convidados o Capitão do Terno Moçambique de Belém, Ramón Rodrigues, que é servidor da UFU, e Ivete Almeida, docente do Instituto de História da UFU e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (Diepafro) da universidade.
Eles abordaram questões como a história da Festa em Louvor à Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, o benefício econômico que a festividade devocional traz para a cidade, as várias formas como o preconceito aflora contra a celebração e as ações de resistência de uma das mais importantes manifestações da cultura brasileira.
De matriz africana, o Congado é, sobretudo, cultura brasileira, e, por isso, tem que ser defendido não só por uma parte dos brasileiros, salienta Almeida. “Não importa se seu sangue tem ascendência africana ou não tem. Você é brasileiro? Tem que proteger a cultura brasileira. O Congado é cultura brasileira”, afirma a docente, que também coordena o Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché e o grupo de estudos “Estudos Negros”, ambos vinculados à UFU.
Confira o episódio #95 do Ciência ao Pé do Ouvido no link: https://comunica.ufu.br/noticias/2023/10/o-congado-e-cultura-brasileira ou na sua plataforma de áudio favorita.
Reprodução: Portal Comunica UFU